quinta-feira, 28 de abril de 2011

Antigos de Tirar o Fôlego: Ford Fiesta Sport







O Fiesta Sport, na estratégia de mercado da Ford, proporciona ao consumidor uma versão atraente, combinando com os padrões de dirigibilidade que identificam o automóvel. A essas características acrescenta-se o torque dos motores Zetec RoCam, principalmente na utilização urbana.
"O novo modelo realça a elegância e a esportividade do Ford Fiesta, recentemente reestilizado, especialmente na frente, onde se destacam as linhas do capô do motor e os faróis alongados. É na parte dianteira que está um dos principais detalhes de estilo do Fiesta Sport: a grade do radiador com tela cromada, que enfatiza o contraste com a cor da carroceria e realça o oval Ford, aplicado bem no centro", diz Arnaldo Brazil, gerente de Marketing de Automóveis da Ford.
Outro elemento importante do design frontal é o encorpado pára-choque, incorporando faróis de neblina redondos, embutidos profundamente. Na área frontal destacam-se, ainda, uma outra grade (sob o pára-choque), do tipo colméia, pintada na cor cinza, e o revestimento do pára-choque, em plástico preto, na sua parte superior. Esses componentes formam um conjunto esportivo, atraente, projetando uma sensação de vigor dos carros de espírito jovem.
O tema esportivo também envolve as laterais. Um "spoiler", peça aplicada abaixo da linha das portas e entre os eixos, proporciona harmonia estética e melhor aerodinâmica. Esse item também contribui para dar aparência de menor altura ao automóvel em relação ao solo. Há, ainda, na lateral, a identificação "Sport", estilizada, pintada em preto e aplicada na parte traseira do estribo da carroceria.

Visual marcante
O projeto visual é marcado pelo equilibrado contraste entre as cores vermelha, da carroceria, e preta, dos elementos decorativos. As maçanetas das portas e o revestimento dos espelhos retrovisores externos, por exemplo, são pintados na cor da carroceria, enquanto a base dos espelhos, o friso lateral e a coluna central, em preto. Outros detalhes de estilo são as luzes de sinalização (frontal e lateral) em amarelo, e as rodas de alumínio, com pneus radiais na medida 175/65 R14.
Na traseira, um "spoiler" instalado na parte superior do vigia, incorpora luz elevada de freio ("Brake-Light"). O pára-choque também tem novo desenho, encorpado em toda a sua extensão e mais largo nas extremidades. Esse novo formato torna-o mais envolvente, acentua a cobertura das rodas e contribui para a sensação de menor altura do carro.
O pára-choque incorpora, ainda a área de alojamento da placa de licenciamento com novo formato. O visual traseiro é complementado pela maçaneta de abertura da porta, pintada na cor da carroceria, e a ponteira do escapamento, cromada, tem formato ovalizado.
Ambiente interno
O ambiente interno também ganhou, o tema esportivo. É mesclado com a tonalidade cinza-clara inicialmente utilizada no Ford Puma, produzido na Europa e, posteriormente, em outros automóveis da marca. Esse recurso decorativo é notado na parte central do conjunto de instrumentos, no painel e na alavanca de mudanças, que contrasta com o preto do diagrama da sequência de marchas.
O ambiente esportivo é demonstrado, ainda, pelo volante de direção, revestido e com textura reticulada nos pontos de empunhadura, pelo contagiros e pelos ponteiros na cor vermelha.
Seguindo a tendência internacional, os bancos e os painéis das portas e das laterais receberam revestimento na cor cinza-grafite escura, com novos tecidos e padronagens. Os cintos de segurança compõem a harmonia do ambiente, com cadarços na cor cinza-chumbo.
Ar-condicionado, opcional único
A versão Fiesta Sport 1.0 foi criada tendo como base o Ford Fiesta GL, do qual herdou o conteúdo de componentes, e a versão 1.6 foi baseada no modelo GLX. Assim, surgem como modelos completos, mantendo o 1.0 o ar-condicionado como único opcional à escolha do consumidor. Na versão 1.6, o ar-condicionado é equipamento de série.
Como itens de segurança, a nova versão conta com todos os componentes básicos do Ford Fiesta, que fizeram dele um dos automóveis do segmento B mais eficientes em termos de proteção ativa e passiva, como o compartimento interno construído sob o conceito de "célula de sobrevivência", com reforços nas colunas, na divisória entre o motor e o espaço para os ocupantes, assim como barras de aço reforçadas nas portas, para proteção em casos de colisões laterais, e válvula inercial que interrompe a alimentação do motor em impactos. Como elementos integrados ao sistema de segurança, os cintos dianteiros são inercias e de três pontos.
O nível de conforto tem, como ponto característico, o padrão de dirigibilidade do Ford Fiesta, estabelecido pela tecnologia de NVH (Noise Vibration and Harshness-Ruído, Vibração e Aspereza) criada pela Ford. Faz parte desse conceito o sistema de sub-chassi, que isola a carroceria das oscilações naturais do sistema de suspensão, provocadas pelas irregularidades do piso.
Acentuam o nível de conforto do Ford Fiesta o sistema de direção por pinhão e cremalheira e assistida hidraulicamente, vidros elétricos e travas das portas com acionamento elétrico; espelhos retrovisores com controle interno; aquecimento com comandos iluminados; limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro; pré-instalação para sistema de som, com dois alto-falantes e antena; vidros verdes, pára-brisa degradê e banco traseiro bipartido, na proporção 60/40.


Motor Zetec RoCam
A criação do Fiesta Sport foi estimulada pelos atributos de torque em baixos regimes característicos do motor Zetec RoCam. A versão 1.6 L tem potência de 95 cv, a 5.500 rotações por minuto, e torque de 14,3 kgfm, a 2.500 rpm, enquanto a versão 1.0 tem potência de 65 cv, a 6.000 rpm, e torque de 8,9 kgfm, a 3.250 rpm.
A principal característica desse motor é o elevado torque a baixas rotações, notado principalmente no uso do automóvel em centros urbanos. Oitenta e cinco por cento da faixa de torque do Zetec RoCam está nesse regime de utilização, permitindo ao Fiesta Sport a mais eficiente aceleração e a melhor dirigibilidade entre os automóveis de sua categoria.
A caixa de câmbio, com cinco velocidades e dupla sincronização para as três primeiras marchas, promove engates mais suaves e precisos; a embreagem de baixa inércia, acionada hidraulicamente, que dispensa esforços demasiados sobre o pedal e os semi-eixos de tamanhos idênticos, que equilibram as forças de aceleração, complementam o eficiente conjunto de transmissão do Fiesta Sport.
O sistema de freios, com duplo circuito hidráulico diagonal e do tipo independente, é assistido a vácuo. Dispõe de discos para as rodas dianteiras e tambor para as traseiras, com válvula redutora de pressão.
A suspensão é do tipo independente para as rodas dianteiras, com sistema McPherson e a traseira conta com eixo auto-estabilizante, tipo "Twist-Beam", característica da linha Ford e um dos fatores principais para o elevado nível de dirigibilidade do Ford Fiesta. Para o Fiesta Sport, o sistema recebeu nova calibragem para as molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás, para compatibilizar-se com as características esportivas do automóvel.

Fonte: UOL

Agora é minha vez de falar.

Essa raridade foi o meu primeiro carro, fui muito feliz porque é um carro único e marcante, todos me paravam na rua para perguntar sobre o carro.
Muitos achavam que eram modificações feitas por mim mas na verdade era um carro todo original de fabrica, hoje não sou mais proprietário de um tesouro desse mas continuo arrependido até o ultimo fio de cabelo de vende-lo rsrsrs..

Rapha Reche

Segue a foto do meu Fiesta Sport.









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